terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Aula 01: O Big Bang - A Origem do Universo


Conforme a teoria do Big Bang, a possível “explosão” deu origem ao universo

       A busca pela compreensão sobre como foi desencadeado o processo que originou o universo atual, proporcionou – e ainda proporciona – vários debates, pesquisas e teorias que possam explicar tal fenômeno. É um tema que desperta grande curiosidade dos humanos desde os tempos mais remotos e gera grandes polêmicas, envolvendo conceitos religiosos, filosóficos e científicos.

       Até o momento, a explicação mais aceita sobre a origem do universo entre a comunidade cientifica é baseada na teoria da Grande Explosão, em inglês, Big Bang. Ela apoia-se, em parte, na teoria da relatividade do físico Albert Einstein (1879-1955) e nos estudos dos astrônomos Edwin Hubble (1889-1953) e Milton Humason (1891-1972), os quais demonstraram que o universo não é estático e se encontra em constante expansão, ou seja, as galáxias estão se afastando umas das outras. Portanto, no passado elas deveriam estar mais próximas que hoje, e, até mesmo, formando um único ponto.

      A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientista russo naturalizado estadunidense, George Gamow (1904-1968) e o padre e astrônomo belga Georges Lemaître (1894-1966). Segundo eles, o universo teria surgido após uma grande explosão cósmica, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás. O termo explosão refere-se a uma grande liberação de energia, criando o espaço-tempo.

    Até então, havia uma mistura de partículas subatômicas (qharks, elétrons, neutrinos e suas partículas) que se moviam em todos os sentidos com velocidades próximas à da luz. As primeiras partículas pesadas, prótons e nêutrons, associaram-se para formarem os núcleos de átomos leves, como hidrogênio, hélio e lítio, que estão entre os principais elementos químicos do universo.

      Ao expandir-se, o universo também se resfriou, passando da cor violeta à amarela, depois laranja e vermelha. Cerca de 1 milhão de anos após o instante inicial, a matéria e a radiação luminosa se separaram e o Universo tornou-se transparente: com a união dos elétrons aos núcleos atômicos, a luz pode caminhar livremente. Cerca de 1 bilhão de anos depois do Big Bang, os elementos químicos começaram a se unir dando origem às galáxias.

     Essa é a explicação sistemática da origem do universo, conforme a teoria do Big Bang. Aceita pela maioria dos cientistas, entretanto, muito contestada por alguns pesquisadores. Portanto, a origem do universo é um tema que gera muitas opiniões divergentes, sendo necessária uma análise crítica de cada vertente que possa explicar esse acontecimento.


Outras Teorias que envolvem o estudo cosmológico do Universo

     O Big Bang é a teoria cosmológica dominante do desenvolvimento inicial do universo .Os cosmólogos usam o termo "Big Bang" para se referir à ideia de que o universo estava originalmente muito quente e denso em algum tempo finito no passado e, desde então tem se resfriado pela expansão ao estado diluído atual e continua em expansão atualmente. A partir desta teoria é possível compreender que, possivelmente, o homem como ser investigador determinaria outras hipóteses sobre a criação e/ou fim do mundo. São elas:

         O Criacionismo é a crença religiosa de que a humanidade, a vida, a Terra e o universo são a criação de um agente sobrenatural. No entanto, o termo é mais comumente usado para se referir à rejeição, por motivação religiosa, de certos processos biológicos, particularmente a evolução.Desde o desenvolvimento da ciência evolutiva a partir do século XVIII, vários pontos de vista desenvolvidos tiveram como objetivo conciliar a ciência com a narrativa de criação do Gênesis.Nessa época, aqueles que mantinham que as espécies tinham sido criadas separadamente eram geralmente chamados de "defensores da criação", mas foram ocasionalmente chamados "criacionistas" em correspondências privadas entre Charles Darwin e seus amigos. À medida que a controvérsia da criação versus evolução se desenvolveu, o termo "anti-evolucionistas" tornou-se mais comum, então, em 1929, nos Estados Unidos, o "criacionismo" tornou-se o primeiro termo especificamente associado com a oposição fundamentalista cristã para a evolução humana e a crença em uma Terra jovem, embora seu uso tenha sido contestado por outros grupos que acreditavam em vários outros conceitos de criação.


       O Big Rip (em português: Grande Ruptura) é uma teoria, apresentada inicialmente em 2003, que diz que se a velocidade de expansão do universo atingir uma velocidade acima do nível crítico, isto causará o deslocamento de todos os tipos de matéria, e então as galáxias se isolariam, e depois de alguns bilhões de anos os próprios átomos se desintegrariam.

        A chave desta hipótese é a quantidade de energia escura no Universo. Se o Universo contém suficiente energia escura, poderia terminar tendendo a uma desagregação de toda a matéria. Primeiro, as galáxias se separariam entre si, logo a gravidade seria demasiado fraca para manter integrada cada galáxia. Aproximadamente três meses antes do "fim", os sistemas solares perderiam sua coesão gravitacional. Nos últimos minutos, se dissipariam estrelas e planetas,  e os átomos  não compensariam com suas interações internas a expansão do universo e seriam destruídos uma fração de segundo antes do "fim do tempo".
         Diferentemente do Big Crunch, na qual tudo se condensa em um só ponto, no Big Rip o Universo se converterá em partículas subatômicas mínimas dispersas que permaneceriam para sempre separadas, sem coesão gravitacional nem energia alguma.Os autores desta hipótese, entre eles Robert Caldwell do Dartmouth College, calculam que o fim do Universo, tal como conhecemos, ocorreria em aproximadamente 3,5 × 1010 anos (35 bilhões de anos) depois do Big Bang, ou dentro de 2,0 × 1010 anos (20 bilhões de anos).


REFLETINDO O TEXTO

Após a leitura atenta do texto, registre em seu CADERNO, os seguintes questionamentos:

1. Em poucas palavras, o que foi possível compreender acerca da Teoria do Big Bang? (Descreva suas ideias num pequeno texto).

2. Qual era a sua visão inicial sobre a origem do Universo antes da leitura do texto? O que mudou após a leitura? Justifique.

3. Identifique no texto os principais físicos e descreva a sua contribuição para a construção desta teoria.

4. Identifique o significado dos seguintes termos físicos:

a. Universo:
b. Cosmologia:
c. Ciência:
d. Astronomia:
e. Cosmólogos:
f. Física:
g. Partícula:
h. Átomos:
i. Moléculas:
j. Temperatura:

 Bom trabalho!

Prof. Fransuelton Gomes
(88) 9216-4193
fransuelton.junior@gmail.com


























domingo, 22 de janeiro de 2012

Curiosidades: Pedagogia Salesiana



Dom Bosco fez de tudo para amar os jovens como mesmo coração de Deus. E esse amor foi sistematizado pelo santo educador em um método pedagógico, o Sistema Preventivo. Para São João Bosco, prevenir não era somente evitar o mal, mas antecipar o bem. Na sua atividade pastoral-pedagógica, Dom Bosco une educação e evangelização: evangelizar educando e educar evangelizando.

Pilares do Sistema Preventivo

Amor
Também entendida na palavra italiana amorevollezza. Os jovens devem ser amados e saber disso. Dom Bosco resumia: “Faça-se amar e não se faça temer”.

Razão
Dom Bosco acreditava que só a razão podia dizer ao coração o que é o bem. É por isso que a ciência sempre foi um grande pilar da educação salesiana.

Espiritualidade
No projeto de Dom Bosco, a espiritualidade é o fundamento e coroamento dos valores e dos compromissos educativos do amor e da razão (PAULA, 2005, p. 61). Tornar os jovens “bons cristãos e honestos cidadãos” era uma grande meta de São João Bosco.

Cuidados que devemos ter durante nas férias escolares



 Durante o período de férias, as crianças ficam mais tempo livres e sem a supervisão de um adulto durante todo o dia. Com isso, acidentes acontecem com mais freqüência nos momentos de diversão que os períodos escolares. Por isso, nosso blog, separou alguns cuidados que devem ser tomados para prevenir esses acidentes.

Parques – verificar se não há brinquedos enferrujados ou quebrados que possam machucar as crianças.

Piscinas e praias -  para as crianças menores é indispensável o uso de colete salva-vidas, pois as bóias são brinquedos e não garantem a segurança das crianças.  

Dentro de casa – para proteger as crianças de eventuais quedas e machucados
causados por esbarrões em móveis, o ideal é usar protetores de quina, e para evitar
choques, os protetores de tomada.

Doces - Segundo a Dra. Maristela Lobo, as doenças bucais mais comuns, que aparecem nos indivíduos que consomem muito açúcar são as cáries.

Pois lembre-se, período de férias é época de diversão e não descuido, por isso
mantenha suas crianças segura e não dispense a supervisão de adultos.