sábado, 23 de abril de 2011

Seminários do 2º ano - Gases

Cada aluno deve postar, de forma clara e consisa, seus argumentos quanto ao que compreendeu sobre os seminários em sala. A participação no blog contará como suporte de verificação de aprendizagem (avaliação complementar) do que foi trabalhado em sala.

Bom trabalho.

Prof.Fransuelton

46 comentários:

  1. Eu Fernanda Isis, 2ºB , entendi que os gases nobres formam uma química do grupo 18 especificamente são elementos He, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn e Uuo. Estes gases tem uma baixa reatividade e são também conhecidos por gases inertes (apesar de não ser provado que alguns podem participar de reações químicas).
    A primeira evidência da existencia dos gases nobres na atmosfera terrestre foi através da descoberta da existencia do gás He no Sol feita por análise espectográfica da luz solar. Gases beneficos são gases que não produzem alta emissão de poluentes, fonte de energia segura, versátil e economica.
    Os setores de uso intensivo do gás natural na geração de vapor e eletricidade petroquimico; papel, bebida.

    Geração de Calor: textil, farmaceutica, borracha, alimentação, metalugico, ceramica, vidros.

    Segundo Gay-Lussac em condições normais de temperatura e pressão, o volume resultante da cobinação de dois gases, mamtem uma relação numerica simples com os volumes de cada um deles.

    ResponderExcluir
  2. oi sou Luana medeiros do 2ªano E
    bom as pessoas do seminarios apresentaram muito bem como a equipe de georgee de amanda. a de taynnar não entendi muita coisa porque eles acabaram lendo o papel e deixando todos que os escutavam meios confusos por estarem alguns do grupo nervosos e não estavam passando o que eles diziam com uma certeza esplicita.

    O Que me ficou na memoria dos outros grupos foi quando joana relatou o fato de caso ocorrece algum incendio ficarmos abaixados porque o oxigenio estaria em baixo e não em cima misturados aos gases poluentes como o dióxido de carbono.
    lembro-me tam,bem do s fisicos filosofos matematicos que foram citados pela a equipe de george com BORN, EINSTEIN,galileu galilei e entre outros.


    bejus tio fg..............

    ResponderExcluir
  3. Rogério Angelo 2°`E´

    Eu entendi sobre os gases novisos que os mares abesorveim o dioxido de carbono e isso setá deixando as águas acidas.
    e sobre os gases beneficos:achei muito importante o que joana cito no trabalho sobre quando aver um incedio se abaixa por que o oxigenio vai esta em baixo e o os gases em cima.
    Eu endendi sobre as biografias dos físicos:os nomes deles que estavam no trabalho como por ex:BORN, EINSTEIN,galileu galilei e entre outros e um pouco de sua historia.

    ResponderExcluir
  4. keyvila Dinara 2ºd
    Eu entendir que os gases possuem a propriedade de expansão (aumento de volume) e contração (diminuição de volume). Estas mudanças ocorrem de acordo com a mudança de temperatura, pressão, etc. Possuem também a capacidade de passar para o estado líquido, ocupando desta forma menos espaço.

    ResponderExcluir
  5. Yane Ádila 2ºC
    A emissão de gases poluentes é a causa principal do efeito de estufa e da degradação da camada protetora de ozono. São as atividades humanas, como indústrias, transportes consumo de energia, desflorestação, agricultura e pecuária, as responsáveis pela emissão sem medidas dos gases. De entre os vários gases existentes, há alguns especialmente nocivos: o dióxido de enxofre, causa principal das chuvas ácidas. o gás metano os cloros fluorcarbonetos, os mais nocivos, o ozono,o dióxido de carbono, o mais problemático pela quantidade que é emitida, é responsável por metade do aquecimento global.

    ResponderExcluir
  6. Rafaela Alves
    causa presença na atmosfera terrestre de gases e particulas ricas em anxofre e azoto,cuja hidralise no meio produz acidos fortes. A estrosfera é a segunda maior camada da atmosfera da Terra. Apresenta estratificação na temperatura ,com as camadas superiores mais quentes e as camadas inferiores mais fria.Na troposfera que se verificam os fenomenos atmosfericos e grande parte dos fenomenos associados a poluição atmosferica. Poluição atmosferica significa uma introdução antropogenica,direta ou indireta de substancias ou energia para o ar ,resultando em efeitos prejudiciais.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Samara 2”E”

    Gases Nocivos – Os gases nocivos fazem mal a saúde. O oceano esta absorvendo o dióxido de carbono, e se esse ácido evoluir os animais aquáticos irá acabar morrendo. Quando uma pessoa entra em contato com o gás a pessoa tem a sensação de está sorrindo.
    Gases Benéficos – Ele serve para fabricar o gás de cozinha e ele é utilizado em fábricas. Se uma pessoa estiver em um incêndio ela deve ficar abaixado para respirar o oxigênio.
    Biografia dos Físicos – Os físicos que foram citados no trabalho são os mais importantes para o estudo da física. Ex: Isaac Newton, Ernest Ruthford, Galileu Galilei, Niels Bohr, Albert Einstein.

    ResponderExcluir
  9. Letícia Alencar 2”E”

    Os Gases Nocivos são o dióxido de carbono ele faz mal a saúde e ele esta presente em automóveis, fábricas e etc. O Gás Benéfico esta presente no gás de cozinha, e o que Joana relatou sobre o gás benéfico no caso do incêndio foi muito importante, pois se uma pessoa esta em um incêndio ela tem que ficar abaixada para poder respirar o ar por que o gás ele fica em cima. Biografia dos físicos - no grupo foram comentados os mais importantes da física. Ex: Isaac Newton, Ernest Ruthford, Galileu Galilei, Niels Bohr, Albert Ensteir.

    ResponderExcluir
  10. Ádamo Weslley - 2º "A"

    Gases nocivos
    São os gases que fazem mal. Entendi que dióxido de carbono resulta de carvões e petróleo, é o que tem em maior quantidade no planeta Terra. '-'

    Físicos famosos
    Albert Einstein, Isaac Newton, Lavoisier, Galileu Galilei, Alessandro Volta (Em homenagem a ele temos hoje a medida de tensão Volt).

    Curiosidades
    O corpo produz gases.
    O balão é aquecido com ar quente.
    As bolas de aniversário murcham com o passar do tempo porque o ar escapa.
    O gás hélio afina a voz temporariamente, a velocidade de propagação é 3 vezes maior que o ar atmosférico.

    ResponderExcluir
  11. Yasmim Dias 2º E .
    - Gases Nocivos: São gases que fazem mal.Onde o dióxido de carbono presente nos altomoveis é prejudicial a saúde HUMANA principalmente.
    - Gases Beneficos: É basicamente a mistura de hidrocarbonetos leves e pressão atmosférica permanecem no estado gasoso.Ameei a (CURIOSIDADE) de Jô(Joana), fooi bem elaborada.
    - Biografia dos físicos :Podemos compreender onde nasceram, ondem passaram sua vida , onde estudaram , em que se formaram ,onde morreram entre outros fatores.
    Beijoos tiio F.G , Tenha uma boa noite .

    ResponderExcluir
  12. JOÃO BEZERRA
    2° ANO "E"

    Eu aprendi que existe varios tipos de gases EX: gas carbonico, gas oxigenio, gas natural, dioxido de carbonio e etc...
    Tambem aprendi que o gas para se transformar natural precisa passar por processos de descontaminação...
    Uma discoberta foi que quando a pessoa estiver em um lugar pegando fogo se deve se abaixar para respirar o oxigenio, pois em sima so fica a fumaça...
    Conheci varios nomes de Fisicos que ficaram famosos com discobertas sobra a fisica...
    Eu gostei muito dos ceminarios da minha sala e espero que todos gostem.

    NOTA: 10

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. ANTONIO CARLOS VASCONCELOS 2° ANO "A"

    Relatório

    Nos seminários, assimilei bem os conteúdos, sendo assim, tomando conhecimento tanto dos seminários, como as pesquisas que desenvolvi para criar este relatório. Sobre os conteúdos a ser abordado. Pois, dentro dos conteúdos estão:

    • Gases nocivos: São aqueles que são prejudiciais a saúde e ao meio ambiente
    • Gases benéficos: o próprio nome já diz: que traz benefícios, o bem.
    • Físicos famosos: Uma das equipes falou sobre alguns físicos, pois entre eles estão: Albert Einstein, Alessandro Volta, Anders Celsius, Lavoisier, Isaac Newton e Galileu Galilei.
    • Curiosidade sobre os gases.

    Aperfeiçoando mais o assunto e os conhecimentos sobre os respectivos seminários, estão presentes inúmeros fatores, ao qual podem trazer tanto benefícios como malefícios. Entre os benéficos são poucos, mas entre os malefícios, os números são assustadores.

    Exemplos do mesmo, efetuados nos seminários e em outras pesquisas:

    • Benefícios: São os gases medicinais (encontrados e utilizados em hospitais), atmosfera (oxigênio, gás carbônico) e outros.
    • Maléficos: E o efeito estufa, as chuvas ácidas, o aquecimento global e muitos outros fatores que ligam um ao outro.
    • Físicos famosos: Albert Einstein (desenvolveu a teoria da relatividade), Alessandro Volta (inventou a bateria), Anders Celsius (forma de temperatura Celsius), Lavoisier (considerado o criador da química moderna), Isaac Newton (lei da gravidade universal e as três leis de Newton) e Galileu Galilei (teve um papel importante na chamada revolução cientifica).
    • Curiosidade sobre os gases e algumas precauções: Balões aquecimento, devido ao um gás liberado pela combustão, e com isso, o balão enchi de gás e tendi a subir. Gás natural: é pouco poluente e traz benefícios ao homem e menos prejuízos a natureza. O gás hélio: modificação da voz (aguda). Algumas precauções: Não aquecer aerossol, pois podem explodir, devido a ser um gás inflamável. Gás natural: em alta temperatura pode acontecer à combustão e quem sabe até mesmo explodir.

    ResponderExcluir
  15. ELIZABETE SANTOS 2°"A"
    Como base no seminário apresentado pude compreender que os gases nocivos fazem parte da nossa vida a bastante tempo e que para amenizar a emissão na atmosfera foi criado o protocolo de kioto e que boa parte dos países que produzem gases poluentes assinaram o protoloco com exceção de Estado Unidos e china.
    Foram citados alguns tipos de gases:
    Brometo de metilo: utilizado como fumigador de múltiplas aplições.
    Halogênio: utilizado em extintores de incêndio.
    Clorofluorcarboneto: Responsável pela redução da camada de ozônio.
    Compreendi que é muito difícil conseguir a sua redução, porque mexe com a economia dos países.
    Houve cometários sobre os gases benéficos que estão presentes na natureza como é caso do oxigênio. .
    Foram citadas algumas curiosidades como: o ruminar da vaca libera gases poluentes, a bola murcha com o passar do tempo por que o ar escapa pelos orifícios da borracha, o ar natural e leve e não pega fogo com tanta facilidade, o gás hélio altera a velocidade de propagação três vezes, mas rápido que o atmosférico.

    ResponderExcluir
  16. Rany Luciano - 2 ano "A"

    Pude concluir diante dos seminários aprensentados e do tema Gases beneficos que:
    gás benéfico - o oxigênio      
    *     O oxigênio é conhecido e utilizado desde muito tempo, uma vez que é de grande importância para a vida, seja na forma de compostos como a água, H2O, ou gás oxigênio, O2.      
    *     O oxigênio é conhecido e utilizado desde muito tempo, uma vez que é de grande importância para a vida, seja na forma de compostos como a água, H2O, ou gás oxigênio, O2.      No entanto, a "descoberta" do oxigênio só ocorreu no século XVIII. Geralmente, a descoberta deste elemento é atribuída a Joseph Priestley, em 1774,      
    *     O oxigênio ocorre livre na natureza, na forma de gás oxigênio (O2) e gás ozônio (O3). Em compostos, ele ocorre na forma de água (H2O) e combinado com diversos outros elementos, formando compostos, tais como: óxidos, carbonatos, nitratos, proteínas, carboidratos, entre tantos outros.      

    Outro tema apresentando foram os fisicos famosos. no qual os mais citados foram Albert Einstein, Alessandro Volta, Anders Celsius, Lavoisier, Isaac Newton e Galileu Galilei. A equipe apresentou e comentou sobre a vida desses fisicos e acontecimentos durante suas vidas, sendo assim a biografia de cada um deles.

    Outra equipe foi a de curiosidades dos gases.
    A equipe apresentou diversas curiosidades nas qual perguntas que tinhamos duvidas.As mais citadas foram: o corpo produz gases.
    O balão é aquecido com ar quente.
    As bolas de aniversário murcham com o passar do tempo,pois o ar que elas possuiam escapam.
    O gás hélio afina a voz temporariamente, uma pergunta citada tambem foi: o pum da vaca, pode pegar fogo? um representante da equipe falou que pode sim, mais rarissimo sao os casos. O gás do pum da vaca, é o gás metano.
    Essas foram minhas conclusoes diante das apresentacoes que assistir.

    ResponderExcluir
  17. Concluir que os gase nocivos fazem parte do nosso dia-dia. os gase prejudiciais: brometo de meticlo(usados como fumigador de multiplos aplicações), halogênios, clorofluorcarboneto.
    Os poluentes: dióxido de enxofre, dióxido de azoto(causa alergia, dor de garganta).
    Ppum e arrotos da vaca são prejudiciais e podem levar a morte a população.
    Ggases nocivos: finos, nalados
    Fisicos também foram citados:Albert Einstein, Anlessandro Volta, Lavoisier, Anders Celsius.

    Ana Paula da Conceição 2 ano "A"

    ResponderExcluir
  18. Yane Ádila 2º C

    Curiosidade dos gases:
    Por que o balão de ar qunte sobe? sobe por causa do gás propano C3H8 e está 25ºC acima do nível do mar.Tem menor densidade que o ar frio quanto maior a densidade mais facilidade de subir.Metano é um dos principais causadores do efeito estufa.

    ResponderExcluir
  19. Baruc Lopes 2º ano "A"

    Físicos que estudaram os gases

    Albert Einstein,Galileu Galilei, Anders Celsius e Alessandro Volta.

    Curiosidades dos gases

    latas de aerosol não podem ser aquecidas; balões sobem usando ar quente; o ar possui pequenas gotículas de agua; o gás natural necessita de altas temperaturas para entrar em combustão.

    Gases benéficos

    são gases que fazem bem ao homem ou são utilizados na indústria. O gás natural é um combustível que polúi pouco, o gás oxigênio é importante na respiração dos seres vivos, gases halogênios são usados na fabricação de extintores de incêndio.

    gases nocivos

    gases que fazem mal ao homem e ao meio ambiente. o gás carbônico e o metano atuam no aquecimento global, os gases eliminados pela vaca (puns e arrotos) liberam metano, cerca de 14% do metano que polúi o planeta.

    ResponderExcluir
  20. Aline Almeida 2°ano "A"

    Gases Nocivos

    São gases que fazem mal aos seres humanos e ao meio ambiente.Como por exemplo o:Brometo de Metílio,Clorofluorcarbono,Halogênios,Clorotetracloreto e entre outros.

    Gases Benéficos

    São gases utilizados nas indústrias e que não fazem mal nem aos seres humanos e nem ao meio ambiente.Como por exemplo o ar que respiramos.

    Físicos Famosos

    Albert Einstein.
    Galileu Galilei descobriu como fazer o relogio de Pisa.
    Anders Celsius descobriu a Aurora Boreau.
    Alessandro Volta descobriu um instrumento que possui cargas elétricas.

    Curiosidades dos Gases

    As bolas de aniversários secam com o passar dos dias por conta que o ar passa por pequenos orrifícios microscópios.A voz engrossa quando é ingerido o Gás Hélio.O corpo produz gases.

    ResponderExcluir
  21. eu entendi que quando o gás vaza do botijão de cozinha ele se mistura rapidamente com o ar do ambiente em que está instalado resultando uma solução, este fenômeno é chamado de difusão

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Anderson Lima 2º "E"

    Foi muito instrutivo acompanhar os seminários,
    foi muito bom saber um pedaço da vida de alguns dos cientistas que estudaram os gases, Boyle, Bohr, Anders Celsius etc..

    Gases nocivos

    Como os gases nocivos são aqueles que prejudicam o ser humano e meio ambiente, conclui que estão tão presentes no nosso dia-dia quanto os benéficos, isso se deve ao agentes poluentes e especialmente aos milhões de veiculos e indústrias presentes na vida moderna.
    Os gases de aparelhos refrigeradores antigos que antes eram prejudiciais a camada de ozônio, estão sendo trocados hoje por gases não nocivos a base de fluor.

    Curiosidade sobre os gases

    Graças a equipe de curiosidades dos gases aprendi como me comportar em uma situação de incêndio, o oxigênio ficara em baixo dos gases nocivos, portanto deve-se se andar abaixado. Porem o que realmente me surpreendeu foi o fato dos oceanos estarem se tornando mais ácidos devido a absorção de dióxido de carbono.

    ResponderExcluir
  25. Gases nocivos:são aqueles gases prejudiciais oa ser humano aqueles gases que poluem o ambiente e o planeta.
    Gases banéficos:Saõ aqueles que não prejudicam o planeta por exemplo o gás de cozinha que é usado por todos os humanos.
    Galileu Galilei, Albert Einstein, Alessandro Volta,Anders Celsius foram alguns dos fisicos que estudaram sobre os gases.
    Tatiane Rodrigues De Olveira 2º A

    ResponderExcluir
  26. VIRGINIA OLIVEIRA 2ºA (PIBIC)

    APRENDI COM OS SEMINÁRIOS

    - GASES NOCIVOS
    SÃO CLASSIFICADOS COMO FINOS,INALÁVEIS E O CO2 PODE MATAR ALGUÉM POR ASFIXIA
    OS GASES POLUENTES SÃO OS PRINCIPAIS CAUSADORES DO AQUECIMENTO GLOBAL E DA DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE ALGUNS DESSES GASES SÃO PRODUZIDOS NOS PAÍSES E NÃO SE PODE REDUZIR O USO DELES POR CONTA DA PERDA DE DINHEIRO ISSO AFETARIA DIRETAMENTE A ECONOMIA MUNDIAL.
    -GASES BENEFICOS
    USADOS EM HOSPITAIS PARA O TRATAMENTO DE PACIENTES DIREITA OU INDIRETAMENTE .
    - CURIOSIDADES DOS GASES
    OS GASES QUE PRODUZIMOS NO NOSSO CORPO OS MESMOS GASES QUE ENGOLIMOS.
    O GÁS HÉLIO DISTORCE A VOZ.
    - BIOGRAFIA DOS FÍSICOS
    AUMENTEI O MEU CONHECIMENTO SOBRE ELES E DESCOBRI QUE O NOME DA FILHA DE GALILEU GALILEI ERA VIRGINIA *--*

    ResponderExcluir
  27. Amanda Dias 2° C õ//
    Eu entedii que
    Os gases sempre se expandem, procurando ocupar todo o volume do recipiente que os contem : grande expansabilidade.
    · Os gases são muito menos densos que os sólidos e líquidos, isto é, em igualdade de massa, os gases ocupam um volume muito maior.
    · Os gases sempre se misturam entre si: grande difusibilidade.
    · Os volumes dos gases variam muito de acordo com a pressão: grande compressibilidade; e com a temperatura: grande dilatabilidade.
    A influencia da pressão e temperatura é tão grande, que só tem sentido mencionarmos o volume de um gás, dando também sua pressão e temperatura.
    Estado de um gás, são as condições de volume (V), pressão (P) e temperatura (T) em que ele se encontra.
    O volume (V), a pressão (P) e a temperatura (T) são denominados variáveis de estado.
    Transformações gasosas são as variáveis sofridas por uma determinada massa gasosa. As transformações gasosas mais importantes são:
    · Isotérmica: T = constante; V e P variáveis.
    · Isobárica: P = constante; V e T variáveis.
    · Isométrica ou Isocórica: V = constante; P e T variáveis.

    ResponderExcluir
  28. Priscila Santos . 2° ano D

    Existe as leis :
    De Boyle
    De Charles e
    De Gay-Lussac

    Gases são fluidos no estado gasoso, a característica que o difere dos fluidos líquidos é que, quando colocado em um recipiente, este tem a capacidade de ocupa-lo totalmente. A maior parte dos elementos químicos não-metálicos conhecidos são encontrados no seu estado gasoso, em temperatura ambiente.

    As moléculas do gás, ao se movimentarem, colidem com as outras moléculas e com as paredes do recipiente onde se encontram, exercendo uma pressão, chamada de pressão do gás.

    Esta pressão tem relação com o volume do gás e à temperatura absoluta.

    Ao ter a temperatura aumentada, as moléculas do gás aumentam sua agitação, provocando mais colisões.

    Ao aumentar o volume do recipiente, as moléculas tem mais espaço para se deslocar, logo, as colisões diminuem, diminuindo a pressão.


    Beneficios do gás natural como combustivel :
    tem um baixo custo, são combustiveis que formam com o ar uma mistura homofênea.

    ResponderExcluir
  29. Patrine 2° ano A

    Gases nocivos: Onde as moleculas tem maior liberdade de movimento.Não tem forma propria, mas ocupam ocupam todo ambiente , como o pum.
    Gases Beneficos : São gases que fazem bem ao ser humano, ou são utilizados em industria, mas conhcido cmo gás natural.
    Curiosidades: O balaão é aquecido com ar quente, As bolas d e aniversaio secam com o tempo, o ar escapa, O corpo produz gases.
    Fisicos famosos : Albert Eistein, Isaac Newton, Lavoisier, Galileu Galilei, Alexandro volta ( podemos conhecer um pouco de cada um dos fisicos apresentados acima, onde nasceram, falam sobre a familia de cada um , e onde estudaram, duas conquistas e onde morreram).
    Foi oque eu entendi.

    ResponderExcluir
  30. Cicero Hemerson 2ª

    Nos seminários, observei bem os conteúdos, chegando assim a uma conclusão que:

    • Gases nocivos: São aqueles que são prejudiciais a saúde e ao meio ambiente ( o efeito estufa, as chuvas ácidas, o aquecimento global e muitos outros fatores que ligam um ao outro.)

    • Físicos famosos: Albert Einstein, Alessandro Volta, Anders Celsius, Lavoisier, Isaac Newton e Galileu Galileu. Foram alguns dos físicos que a equipe falou :
    Físicos famosos: Albert Einstein (desenvolveu a teoria da relatividade), Alessandro Volta (inventou a bateria), Anders Celsius (forma de temperatura Celsius), Lavoisier (considerado o criador da química moderna), Isaac Newton (lei da gravidade universal e as três leis de Newton) e Galileu Galilei (teve um papel importante na chamada revolução cientifica).

    • Curiosidade sobre os gases e algumas precauções: Balões aquecimento, devido ao um gás liberado pela combustão, e com isso, o balão enchi de gás e tendi a subir. O gás hélio: modificação da voz (aguda). Algumas precauções: Não aquecer aerossol, por que podem explodir, devido a ser um gás inflamável. Gás natural: em alta temperatura pode acontecer à combustão e quem sabe até mesmo explodir. Gás natural: é pouco poluente e traz benefícios ao homem e menos prejuízos a natureza.

    ResponderExcluir
  31. Cicero Jordan Rodrigues 2"A"
    Gases nocivos- q sao perigosos para a saude.
    Co²- gas perigos para a saude humana, pode levar a morte tipo a fumaça de carros;
    Tipos de gases prejudicias a saude:
    * Brometo de metilo
    * Clorofluorcarbono- aerosois tipo desodorante;
    * Halogênios- extintores de incêndos.
    Gases Benéficos- sao aqueles q fazem bem a saude tipo os usados em hospitais, um exemplo e o gás natural.
    Fisicos famosos:
    *Albert Einstein;
    *Isaac Newton;
    *Alexandro Volta.
    Curiosidades dos gases:
    *O pum da vaca pode pegar fogo sim pois nele contem metano(gás explosível)mas no pum contem uma pequena quantidade por isso naum pega tanto fogo;
    *O gas Hélio engrossa a voz temporariamente;
    * O gas Hexafluoreto de enxofre afina a voz temporariamente, pois e mas denso q o ar, assim diminui a frequencia das ondas sonoras;
    *O pum da vaca pode ser um causador do efeito estufa, como a criaçao de animais em geral contribui com o efeito estufa. No Brasil tem usinas q utilizam fezes de animais para gerar energia.
    Aí fika minha dica: vamos fazer muito churrasco, e comer muita carne...Assim iremos contribuir com o planeta.kkkkkkkk'

    ResponderExcluir
  32. Antonio Thércio 2º "B"

    Fessor, eu entendi que os Gay-Lussac foi um dos principais pesquisadores sobre os gases, ele junto de outros perquisadores, foi o criador da Meteorologia.

    Amadeo Avogrado explicou como os gases se misturavam com os demais da atmosfera. Ele também concluiu que os gases hidrogênio, nitrogênio e oxigênio apresentam-se na natureza, sob forma diatômica (H2, N2 e O2).

    ResponderExcluir
  33. Por que o ar quente sobe ?
    *os balões utilizam ar quente para subirem;o ar é auecido com queimadores de gás propano,C3H8.
    O balão sobe porque o ar quente tem menor densidade que o ar frio.

    É a diferença de densidade entre ar quente e frio que explica o fenomeno da INVERSÂO TÈRMICA.

    ResponderExcluir
  34. [ GASES NATURAIS]
    é uma mistura de hidrocarbononetos leves encontrada no subsolo,na qual o metano tem uma participação superior a 70% em volume.A composição do gás natural pode varoar bastante dependendo de fatores relativos ao campo em que o gás é produzido,processo de produção ,condicionamento,processamento e transporte.O gás natural é um combustivel fóssil e uma energia nao renovável.

    * Mistura de Hidrocarbonetos leves:
    metano,etano,propano,outros gases em pequenas proporções.


    *combustivel-a sua combustão é mais limpo e dá uma vida mais longa aos equipamentos que utilizam o gás e menor custo de manutenção.
    *automotivo-utilizado em motores de onibus,caminhão,automóveis substitui a gasolina e o álcool.
    *industrial-utilizada em industrias para a produçaõ de metanol,âmonia e uréia.


    As desvantagens do gás natural em relação ao butano são: mais díficil de ser transportado,devido ao fato de ocupar maior volume,mesmo pressurizado,também é mais díficil de ser liquificado,requerendo temperaturas da ordem de -160C.

    ResponderExcluir
  35. Ana Marianny De Sousa Costa 2°"D"


    Pude compreender que a emissão de gases poluentes é a causa principal do efeito de estufa e da degradação da camada protectora de ozono.
    -> De entre os vários gases existentes, há alguns especialmente nocivos: o dióxido de enxofre, causa principal das chuvas ácidas, o gás metano que se encontra sobretudo nos arrozais, nas lixeiras, estercos e campos petrolíferos, o dióxido de carbono, o mais problemático pela quantidade que é emitida, é responsável por metade do aquecimento global.O dióxido de carbono emitido resulta da utilização de combustíveis fósseis (carvão e petróleo).

    ResponderExcluir
  36. Roberto Batista 2ª D
    Gases Nocivos:
    Gases nocivos são os gases que prejudicam a saúde animal,vegetal e do planeta.São produzidos pela queima incompleta de combustíveis,uso de aparelhos de Ar-Condicionado.
    Gases Benéficos:
    São os gases que fazem bem à nossa saúde,gases medicinais usados em hospitais e estão presentes na atmosfera.
    Curiosidades Sobre Gases:
    O gás quente tem menor densidade que o gás frio,o gás hélio deixa a voz mais aguda,o gás natural se aquecido pode entrar em combustão e explodir.
    Físicos:
    Robert Boyle:Foi um químico e físico inglês conhecido por ser um dos primeiros físicos a fazer experimentos com gases.Ele fundamentou uma lei que afirma que se a temperatura de um gás for constante,o volume e a pressão são inversamente proporcionais.
    Joseph-Louis Gay-Lussac :Foi um químico e físico francês que,além de suas investigações sobre o comportamento dos gases,desenvolveu várias técnicas de análises químicas e foi um dos fundadores da meteorologia.
    Amedeo Avogadro:foi um físico italiano que conseguiu explicar porque os gases se combinam em volumes que conservam uma proporção simples entre si.
    Jean-Baptiste Perrin:Foi professor de física e química da universidade de Paris,estudou experimentalmente o movimento browniano,confirmando as previsões teóricas feitas por Einstein.
    Ludwig Boltzmann:foi um físico e professor de matemática.Seu principal trabalho foi o desenvolvimento da Mecânica Estatística.
    Daniel Bernoulli:Foi um professor de matemática,botânica,anatomia e física.Contribuiu para o desenvolvimento da Teoria Cinética dos Gases,publicou um tratado sobre as marés e seu trabalho de maior influência foi o estudo do escoamento dos fluidos.

    ResponderExcluir
  37. danielly- 2º"D"

    eu entendi que a emissão de gases poluentes é a causa principal do efeito de estufa e da degradação da camada protectora de ozono. São as atividades humanas, como indústrias, transportes consumo de energia, desflorestação, agricultura e pecuária, as responsáveis pela emissão desmedida dos mesmos.

    ResponderExcluir
  38. Gases nocívos , são prejudiciais ao ser humano, além de causar poluição na atmosfera. O gás metano é o causador do efeito estufa. Já os gases naturais , são encontrados no subsolo. É uma mistura de hidrocarbonetos leves.São energias não-renováveis e combustível fóssil.
    O gás ideal é um modelo idealizado, para o comportamento de um gás. É um gás teórico composto de um conjunto de partículas pontuais movendo-se aleatoriamente e não interagindo.

    ResponderExcluir
  39. Caroline Des Souza Estevão 2° D

    Em Física, gás é um dos estados da matéria, não tem forma e volume definidos, e consiste em uma coleção de partículas (moléculas, átomos, íons, elétrons, etc.) cujos movimentos são aproximadamente aleatórios.
    Devido a natureza elétrica das partículas acima mencionadas, um campo de força
    é presente em todo o espaço à sua volta. As interações entre estes
    campos de força de uma partícula para a próxima dão origem as forças intermoleculares.
    Dependentes da distância, estas forças intermoleculares influenciam o
    movimento dessas partículas, e conseqüentemente, suas propriedades
    termodinâmicas. À temperaturas e pressões características de muitas
    aplicações, essas partículas são normalmente muito separadas. Esta
    separação corresponde a uma força atrativa muito fraca. Como resultado,
    para muitas aplicações esta força intermolecular torna-se
    insignificante.

    Um gás também apresenta as seguintes características:

    Densidade relativamente baixa e viscosidade comparável a dos estados sólido e líquido.
    Volume muito sensível as mudanças na temperatura ou pressão, por isso o termo "compressíveis".
    Difusão rápida, espalhando-se rapidamente, de forma a distruibuir-se homogeneamente e preencher totalmente qualquer recipiente.

    ResponderExcluir
  40. Francisco Bruno 2° C.
    Eu compreendi que os Gases são substâncias naturais encontradas no meio.E que eles podem ser estudados como Gases Reais que são encontrados na natureza, e como Gases Ideais,que são os gases desenvolvidos ou estudados em laboratórios.
    Eles podem se transformar quando passam por mudanças no seu estado físico,podendo passar a ser: Isobárica,Isocórica ou Isotérmica.
    No nosso cotidiano, o acumulo de gases nocivos na atmosfera,causado pela excessiva poluição através de veículos e indústrias,pode provocar a chamada: Chuva Ácida,causando a corrosão de objetos com o passar do tempo. E que a poluição exagerada é uma das principais causas do Aquecimento Global.

    ResponderExcluir
  41. Ítalo José 2° D.
    Entendi que os gases podem se ser estudados como: Gases Reais e Gases Ideais,e que para medi-los nós usamos as variáveis: temperatura,pressão e volume.
    E que os Gases podem passar por transformações quando muda de estado físico sendo elas : Isotérmica,Isocórica ou Isobárica.

    ResponderExcluir
  42. Taís Braz 2° C.
    Compreendi que Gases são substâncias sem forma definida e que ocupam todo lugar no espaço.E que eles podem ser nocivos ou benéficos para nós,e que para melhor compreende-los podemos separa-los em 2 grupos os:Gases Reais e os Gases Ideais.
    E que os gases passam por transformações e são essas: Isocórica,Isotérmica ou Isobárica.

    ResponderExcluir
  43. TAINÁ IASLA 2º "C"

    curiosidades sobre os gases:
    o ar que faz o balão subir é o gás propano C3H3.
    Gases naturais: é uma mistura de hidrocarboneto leves encontrados no subsolo, no qual o metano tem uma participação superior a 700. São encontrados por trazidos de petróleo. A composição do gás natural pode variar bastante dependendo de fatores relativos ao corpo onde é produzido.
    Gases reais: são encontrados na natureza
    Gases ideais: gás perfeito, estudado em laboratórios.
    modelo ideal: gás teórico.
    Componentes reais: n,o,H

    ResponderExcluir
  44. JEANE PIMENTEL 2° "D"

    Entendi que os gases beneficos são encontrados na natureza ,como o oxigênio, que è importante ar o ser humano. ja os gases nocivos são poluentes e derivados da queima de fosseis e prejudicam o meio ambiente colaborando o processo de aquecimento global. o
    os fisicos são responsaveis por varios descobrimentos que hoje facilitam a compreensão de varias coisas e alguns dos principais fisicos são: ALBERT EINSTEN, ISAAC NEWTON e dentre muitos outros fisicos

    ResponderExcluir
  45. MARIA ANI SONALLY 2º "C"

    CURIOSIDADE SOBRE GASES
    Para um gás Ideal temos como conseqüência da lei de Boyle: T CONSTANTE
    Como conseqüência da lei de Gay-Lussac: P CONSTANTE
    Como conseqüência da lei de Avogrado: P, V e T CONSTANTE
    equação de estado de um gás ideal:
    A pressão, o volume, e a temperatura de uma massa gasosa, contendo n molares do gás, estão relacionados pela equação: (P)V=Nrt
    O peido da vaca é uma das principais causas da degradação da camada de ozônio.

    GÁS NATURAL:
    Com o passar do tempo o fornecimento Boliviano foi dificultado, então a Petrobrás resultou em novos investimentos com o gás natural e teve um aumento significativo ao fornecer às indústrias de São Paulo e Rio de Janeiro. Teve uma crise ocasionada pelo conflito entre o governo e os representantes em Novembro de 2009.

    GÁS REAL E IDEAL.
    Neles se tem especificadamente 3 grandezas: PRESSÃO, TEMPERATURA, VOLUME. Que são as principais unidades de madida na física em geral. Também tem a lei geral dos gases perfeitos.

    ResponderExcluir
  46. CINTHYA WILLIANE 2ºANO C

    Gases reais,são encontrados na natureza.
    Gases ideais,são desenvolvidos ou estudados em laboratório.
    Para medí-los,são usadoas 3 variáveis essenciais:pressão,temperatura e volume.

    Os gases passam por transformações,quando mudam de estado físico,são elas:
    ISOBÁRICA:MESMA PRESSÃO
    ISOTÉRMICA:MESMA TEMPERATURA
    ISOCÓRICAS:MESMO VOLUME

    ResponderExcluir